Haroldo Dutra dá início à 65ª edição da Semana Espírita de Vitória da Conquista

A Semana Espírita já faz parte do calendário de eventos de Vitória da Conquista. As atividades  iniciaram hoje e se estenderão até o próximo domingo.  Além das palestras à noite, ao longo da semana, serão promovidas diversas atividades como painéis, fóruns, seminários e rodas de conversa.

A novidade deste ano é a inclusão das pessoas surdas, por meio da interpretação e tradução em Libras – Língua Brasileira de Sinais, durante todas as palestras noturnas. A encarregada desta importante missão é a Tradutora e Intérprete de Libras, Nayara Marinho, docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da UniNassau.

WhatsApp Image 2018-09-02 at 20.56.21 (4)

Depois de dois anos, Haroldo Dutra Dias, retorna ao nosso evento, fazendo a abertura desta primeira noite. Além de ser Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Haroldo também exerce as funções de pesquisador, escritor e expositor da União Espírita Mineira. A sua presença foi muito esperada por todos, e, com certeza, ele superou todas as expectativas, com a sábia mensagem sobre O Homem de Bem.

Haroldo caracterizou “o Homem de bem” como a pessoa que busca a bondade de forma genuína: “Todas as sociedades estão repletas de pessoas que aparentam ser boas. Mas como diferenciá-las?! O critério é simples, pela sua vida e seus frutos. Kardec delineia o ser humano de bem, no capítulo: Sejam Perfeitos, item 3 de O Livro dos Espíritos, portanto, leiam, releiam e meditem!” Ainda disse que o ser humano de bem está em todas as religiões, visto que, a busca pela paz independe do credo, mas sim, do desejo individual de ser realmente bom.

O palestrante falou também a respeito do grande desafio do “Homem de bem” em equilibrar o tripé: bondade, caridade e justiça. “O ser humano de bem é a prova viva do equilíbrio. Ele é bondoso, mas também justo. Ele é caridoso, mas, não anula as potencialidades com protecionismo e excesso de caridade.  Porém, o bem ainda não é completo, quando eu o faço com segundas intenções. O bem verdadeiro tem que ser puro. Se ele interroga a consciência sobre os próprios atos, assim mesmo se perguntará se violou essa lei”, afirmou.

WhatsApp Image 2018-09-02 at 20.56.21 (7)

Continuem acompanhando toda a cobertura do evento, porque a Semana Espírita está apenas começando. Amanhã, pela manhã, a partir das 9h, ainda estará conosco no Seminário Espiritualidade e Cotidiano. À noite, será a vez do expositor Jorge Alberto Elarrat Canto, que abordará o tema sobre: A Tolerância na Contemporaneidade.

 

Redação: Ingrith Oliveira
Fotos: Iuri Argolo  

 

Reserve o seu bilhetes