logo-oficial-semana-espirita-vitoria-da-conquista

Logo Oficial da Semana Espírita

O artista plástico Edmilson Santana de Oliveira, por iniciativa própria, idealizou e criou uma marca para a Semana Espírita de Vitória da Conquista e a apresentou à diretoria da Uevc, que gostou e aprovou a ideia do artista conquistense. Doravante a marca estará associada ao evento, que terá, assim, uma identidade visual própria.

A MENSAGEM DA MARCA

A sinuosidade da letra “S” sugere o alerta constante, o vigiai e orai, e simboliza a palavra Semana, dentro de um coração em forma dinâmica, o amor em ascensão, a lembrar uma chama que remete à luta evolutiva do ser em busca da luz.


A primeira Semana Espírita realizada no Brasil foi em 1939 na cidade de Três Rios (RJ). A ideia foi inspirada por Assis Faria com o formato de um ciclo de palestras, de domingo a domingo. Em 1942 a cidade de Barretos (SP) promoveu sua primeira Semana Espírita.

Participantes da 1ª Semana Espírita de Vitória da Conquista em 1954, vendo-se Filó Prates, Alziro Zarur, Luiz Barreto, entre outros.

Participantes da 1ª Semana Espírita de Vitória da Conquista em 1954, vendo-se Filó Prates, Alziro Zarur, Luiz Barreto, entre outros.

Em 1944, Leopoldo Machado (baiano de Jandaíra, radicado no RJ, jornalista, professor, dramaturgo, poeta e orador), sugeriu a criação de uma Liga com a participação de várias cidades, em que cada uma defenderia os interesses de todas, visando à realização de uma Semana Espírita por ano. As cidades de Cruzeiro (SP), Nova Iguaçu (RJ), Macaé (RJ), Juiz de Fora (MG), Três Rios (RJ) e Barra do Piraí (RJ) compuseram essa liga, sendo que esta última não conseguiu realizar o evento, saindo do grupo e entrando Astolfo Dutra (MG), que realizou sua primeira Semana em 1946, com a presença de Chico Xavier e Leopoldo Machado.
De todas, a única cidade que vem realizando o evento de forma ininterrupta é Macaé (RJ).
Em 1948 a cidade de Taubaté (SP) iniciou sua Semana Espírita que acontece até os nossos dias, tendo sido interrompida durante cinco anos. Em 1953 foi a vez da cidade de Santos (SP), que continua realizando o evento sem interrupção.

A Semana Espírita de Vitória da Conquista começou a ser realizada no ano de 1954, sendo a primeira a realizar-se no estado da Bahia, acontecendo até hoje de forma ininterrupta. Dentre seus fundadores estão o Dr. Luiz Barreto Vieira, que foi o palestrante do primeiro dia da sua 1ª edição, Elísio da Rocha Dórea, Dr. Olímpio Benício dos Santos, etc. Na Semana inaugural participaram, entre outros, Leopoldo Machado e Alziro Zarur, fundador da LBV.

Dr. Luiz Barreto Vieira

Dr. Luiz Barreto Vieira

A Semana Espírita aconteceu no Centro Espírita Humberto de Campos durante 33 anos, até 1986. Em 1987, já por dificuldade de espaço, foi transferida, nos dois últimos dias (palestras de Raul Teixeira e Divaldo Franco), para o antigo Cine Glória; em 1988 passou a ser realizada no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, onde ficou por 20 anos, até 2007.  Nos anos de 2008 e 2009 foi realizada no espaço de eventos Planet Hall, já desativado. A partir de 2010 passou a ser promovida no Centro de Convenções Divaldo Franco, construído pela UEVC naquele ano. O médium e tribuno Divaldo Pereira Franco esteve pela primeira vez na Semana Espírita de Vitória da Conquista em 1955, em sua 2ª edição.