Dia do Espiritismo é comemorado na Câmara de Vereadores

DiaEsperitismo17abr_1952

Aconteceu na noite dessa quarta-feira,17, na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, uma Audiência Pública em comemoração ao Dia Municipal e Nacional do Espiritismo. O evento foi solicitado pelo vereador Valdemir Dias (PT), que abriu a audiência relatando um trecho do livro “o que é o espiritismo- Preâmbulo” de Allan Kardec: “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”
Dias acrescentou que “o Espiritismo é o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese” e finalizou contando que “dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, O Livro dos Espíritos foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo”.


Enéas Alves fez a prece de abertura da audiência e lembrou que todos que ali estavam reunidos,   deveriam ter a consciência de que “aqui estejamos plenos e Onde estivermos estamos na vida para aprender”. E lembrou que uns devem contribuir para com os outros. “Não nos preocupemos em mudar o mundo e sim aos nossos procedimentos perante a vida”. E encerrou relatando a importância de momentos como esse e demonstrou sua alegria de poder participar das comemorações do dia do espiritismo.


Edvaldo Beline afirmou que é uma satisfação ter uma data que festeja o Dia do Espiritismo, pois se trata de um momento fraterno e de reconhecimento ao trabalho da comunidade espírita. Belino agradeceu à Câmara pela lembrança, uma oportunidade de levar o conhecimento espírita aos corações e mentes das pessoas.


O Coordenador do Conselho Regional Espírita 10 e Diretor da União Espírita de Vitória da Conquista, Cleber Flores aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos em comemoração ao dia do espiritismo e em especial ao dia Especial ao dia do Livro dos Espíritos. Em sua fala Cleber relatou a fundação do primeiro centro espírita em Salvador e contou um pouco da história de O Livro dos Espíritos. Por fim, ele, brevemente, lembrou a fundação do primeiro centro espírita de Vitória da Conquista, o Centro Espírita Conquistense e “Hoje temos o centro espírita mais antigo em funcionamento na cidade, que é o Humberto de Campos, com mais de 80 anos de fundação”.


Kleber Braga frisou que Vitória da Conquista possui uma tradição espírita. Ele lembrou que existem centros com atuação longeva, como o Humberto de Campos que completou recentemente 80 anos de trajetória. Braga ressaltou a relevância do livro Sentinela de Amor, ditado por Maria Dagmar e psicografado pelo Leandro Porto Ferraz, pois reverencia a trajetória de Dagmar, nas palavras dele, uma pessoa que deixou um exemplo de simplicidade, trabalho e dedicação.

Além do trabalho em cartório, Dagmar se dedicou às ações na comunidade espírita e à literatura – publicou livros e atuou na Academia Conquistense de Letras, onde ocupou a cadeira Humberto de Campos. Kleber Braga explicou que a renda com a venda dos livros será revertida às ações da comunidade espírita.


Durante o evento, Dr. André Henrique de Oliveira, proferiu uma palesta com o tema “O Livro dos Espíritos e a Renovação da Cultura”.  Tiveram ainda apresentações culturais como leitura de poesia  e apresentação do coral Canto de Luz.

Na oportunidade, também foram entregues as moções de aplauso 44/2018 à União Espírita de Vitória da Conquista pela realização da 65ª Semana Espírita de Vitória da Conquista e a moção 10/2019 ao Centro Espírita Humberto de Campos pelos seus 80 anos de fundação e pela realização da 29ª Jornada Espírita, que teve como tema “Fora da Caridade não há Salvação”.

 

Fonte: Site Câmara de Vereadores

Publicar um comentário

Reserve o seu bilhetes